MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO – CNPq, MCTI, MMulheres
Fruto da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e o Ministério das Mulheres – MMulheres, a Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação tem como objetivo “apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação”. Seu público alvo são meninas e mulheres do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, assim como matriculadas em cursos de graduação das áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Trata-se de uma política de olhar interseccional, que em seus objetivos específicos e exigências para os projetos contemplados reforça a atenção às desigualdades tanto de gênero como étnico-racial e de classe. Apoia financeiramente projetos em três linhas:
Linha 1: Projeto em Rede Nacional, compreendido como projeto a ser executado por meio da articulação entre grupos de diferentes regiões do Brasil. Para caracterização da rede será necessária a participação de pesquisadores e/ou pesquisadoras vinculados a instituições situadas em, pelo menos, 3 (três) regiões geográficas distintas.
Linha 2: Projeto em Rede Regional, compreendido como projeto a ser executado por meio da articulação entre grupos da mesma região do Brasil. Esta articulação deve incluir, pelo menos, 3 (três) pesquisadores e/ou pesquisadoras da mesma região, que devem estar vinculados(as) a instituições distintas.
Linha 3: Projeto individual, entendido como um projeto com formação de uma equipe coordenada por um pesquisador/a doutor/a.
A presença na equipe do projeto de pesquisadoras doutoras negras e/ou indígenas conta pontos nos critérios de julgamento para seleção dos contemplados; há um percentual mínimo de 40% (quarenta por cento) das bolsas Iniciação Científica Júnior a ser destinado a meninas negras e/ou indígenas; no caso das modalidades Apoio Técnico – Nível Superior, Iniciação Científica e Apoio à Difusão do Conhecimento, recomenda-se que esse mesmo percentual mínimo das bolsas seja destinado a meninas e mulheres negras e/ou indígenas; no caso da modalidade Pós-Doutorado Júnior sugere-se também que seja concedida a mulheres negras e/ou indígenas.
Mais informações em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/cnpq-mcti-mmulheres-n-31-2023-meninas-nas-ciencias-exatas-engenharias-e-computacao.pdf/view