PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO DE ESTUDOS DE GÊNERO – FACEPE

Criado em 2007 pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O Prêmio Naíde Teodósio tinha como objetivo “estimular a reflexão e o debate crítico sobre as relações de gênero, assim como a produção teórica sobre o tema no âmbito do ensino formal”. Sua última edição foi a 12a, referente ao ano de 2020.

Página da premiação, clique a seguir: http://www2.secmulher.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/premio

Apresentava como modalidades e seus respectivos prêmios, considerando-se que o escopo é o estado de Pernambuco:

• Redações: para estudantes do 9º ano do ensino fundamental de todas as modalidades (até 5 premiados com um notebook cada); estudantes do ensino médio de todas as modalidades (até 10 premiados com um notebook cada); estudantes do ensino técnico subsequente (até 10 premiados com um notebook cada).
  • Artigos científicos: estudantes da graduação (3 premiados com o valor de R$ 5.000,00 e um auxílio ACP para participação em congresso focado na temática de gênero e realizado no País); estudantes da pós-graduação (3 premiados com o valor de R$ 8.000,00 e um auxílio ACP para participação em congresso focado na temática de gênero e realizado no País).
  • Relatos de experiência pedagógica: feitos por docentes do ensino médio e ensino técnico subsequente (premiados 2 de cada com notebook).
  • Projetos de experiência pedagógica: feitos por docentes do ensino médio e ensino técnico subsequente (premiados 1 de cada com um notebook).
  • Roteiro para documentário digital de curta metragem: apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação (1 premiado com o valor de R$ 20.000,00 a ser aplicado na produção do vídeo).
  • Reconhecimento institucional: concedido a instituições e premiado com 1 diploma, 1 assinatura da Revista Continente, 2 kits de Produtos Culturais e 1 notebook.